sábado, 17 de janeiro de 2015

[RESENHA - Livro] Menino de Ouro - Desafio 12 meses 12 livros #1

Menino de Ouro é um livro do qual não tinha ouvido falar até pouco tempo atrás. Vi alguns vídeos e resenhas escritas sobre essa obra que diziam que a história era muito atraente e o segredo que permeia o personagem principal era impressionante. Então, decidi dar uma chance e confesso que adorei a leitura.

SINOPSE: Menino de Ouro conta a história dos Walker, uma típica família inglesa que se destaca na pequena cidade onde vivem. Karen e Steve, os pais, se conheceram na faculdade e vivem juntos desde então; eles são advogados muito bem sucedidos e aparições suas nos jornais são bastante comuns. Daniel, o caçula, tem nove anos e é conhecido pelo seu temperamento forte, que sempre causa problemas a ele na escola. Max, o primogênito, é o orgulho da família, mas ele esconde um segredo que pode alterar sensivelmente a forma como os outros o veem.

(Vai parecer discurso de vencedor de Oscar, mas juro que não é) Primeiramente, quero dizer o quão admiro Abigail Tarttelin por esse livro - até porque não conheço outros trabalhos dela -, pois foi capaz de tratar um assunto pouco explorado de uma forma um tanto crua e realística. E o principal: para um público mais jovem. Bom, o segredo de Max gira em torno da sua sexualidade. Nesse momento você deve estar pensando "Ultimamente são vários os livros, filmes e séries que abordam sexualidade/homossexualidade", mas é aqui que está a diferença: Max não é homossexual!

Menino de Ouro é sobre aceitação. Ao longo da trama, vemos como é difícil para a sociedade lidar com aquilo que não é o dito "padrão". Logo no início, algo horrendo acontece com Max, e isso dá uma início a uma grande bola de neve. A partir daí, os Walker passarão por situações que vão exigir muito de cada um. E nós, leitores, vamos sendo engolidos por essa onda de sofrimento aos poucos.

Após todo os infortúnios que acontecem, os conflitos vão se resolvendo nas últimas páginas e o final é bem tocante. Max demonstra que as coisas deveriam ser mais simples do que são na nossa sociedade, na qual há a necessidade de se rotular tudo e todos. Quase todos os personagens são agradáveis, é difícil não simpatizar com a ingenuidade de Daniel ou a estranheza de Sylvie. Só não dou nota máxima devido aos capítulos um tanto enfadonhos e repetitivos de Karen. Enfim, recomendo Menino de Ouro a todos aqueles que são interessados em temáticas relacionadas a sexualidade (e também àqueles que torcem o nariz pra isso, sério, deem uma chance a esse livro).

P.S.: A resenha não foi muito grande porque tudo gira em torno da condição de Max, assim fica difícil falar desse livro sem que haja risco de dar spoilers. Porém espero que tenha sido o suficiente para despertar a vontade de vocês em lê-lo!

Título: Menino de Ouro (Golden Boy no original)
Autor: Abigail Tarttelin
Editora: Globo Livros
Páginas: 384
Ano: 2013
Nota: 4/5

0 comentários :

Postar um comentário