sábado, 3 de janeiro de 2015

TOP 10 | Filmes de 2014

Dois mil e catorze acaba e dois mil e quinze traz com ele as famosas listas dos "melhores do ano" - sejam elas de livros, séries de televisão ou filmes. Como meu foco no blog é o cinema, resolvi compilar dez das obras que mais me chamaram atenção e que foram lançadas em território brasileiro no ano de dois mil e catorze. Apesar da pequena quantidade de filmes que assisti no ano passado, a qualidade dos mesmos foi surpreendente.



Ela dir. Spike Jonze

Ao comprar um novo sistema operacional para seu computador, Theodore (Joaquin Phoenix), se sente surpreso com tamanha desenvoltura da voz do programa. Somando isso ao seu desinteresse social, ele acaba se encontrando preso numa relação séria e cheia de surpresas com a mesma. Uma obra de ficção científica em que o foco principal é a relação amorosa, - sim, amorosa - entre o homem e a "máquina". O meu interesse em assistir esse filme era enorme e felizmente ele conseguiu superar todas as minhas expectativas. É um filme leve mas tem momentos intensos, trazendo um caminhão de emoções. Um filme lindo, um romance honesto e acredito que marca qualquer um que assiste. Joaquin está ótimo no papel, Scarlett Johansson - que interpreta a voz - magnífica e Spike Jonze mais uma vez surpreende e emociona. Sou muito fã desse cara.



12 Anos de Escravidão dir. Steve McQueen


Baseado numa história real, adaptado do livro homônimo, o filme retrata a vida de um homem negro livre que foi sequestrado e submetido às barbaridades da escravidão. Doze anos retratados de forma tão verdadeira que você às vezes vai querer tapar os olhos para não ver os horrores que eram feitos com os escravos. Steve McQueen brilhantemente dirige e já faz do filme um clássico e must-see para qualquer amante de cinema. Definitivamente uma obra-prima. Também com atuações de tirar o fôlego - tanto de Chiwetel, como de Lupita e Fassbender - esse filme vai te levar a um outro nível e fazer você chorar do começo ao fim.




Boyhood: Da Infância à Juventude dir. Richard Linklater

Como o título entrega, o filme envolve uma parte da vida de um garoto chamado Mason (Ellar Coltrane). De sua infância à sua adolescência, passando por todos os momentos difíceis, divertidos e de descoberta. A obra foi filmada durante doze anos, - com os mesmos atores - deixando tudo mais interessante e real. Para qualquer um que tenha nascido nos anos 90, esse filme é essencial. Ele captura de várias formas a época em que crescemos, pegando elementos da cultura pop do momento e faz com que possamos nos relacionar e ter um apego maior com ele. É um filme devagar porém não nos deixa desprender dele a nenhum momento. Na minha percepção, uma obra pra ficar marcada na história do cinema.



Ninfomaníaca: Volume I dir. Lars von Trier


Logo após sofrer um ataque físico, uma mulher é acolhida por um senhor - que não acredita que as pessoas consigam ser totalmente ruins. A moça durante sua estadia tenta provar ao homem que ela, sim, era ruim ao contar todas suas experiências sexuais e se auto-diagnostica ninfomaníaca. É um filme pesado e bastante nsfw, de uma ousadia admirável. Os diálogos dos dois principais são extremamente bem escritos e a construção da personagem Joe - interpretada por várias atrizes - é brilhante. Todas as cenas são bem construídas e as atuações no ponto. Um filme cheio de camadas a serem reveladas. Ainda não tive a oportunidade de assistir à parte dois, mas o jeito que esse termina ao mesmo tempo que dá uma sensação finita ele te intriga a assistir ao próximo. 



Sob a Pele dir. Jonathan Glazer

Um filme misterioso e intrigante que conta a história de uma, também misteriosa, mulher que dirige pelas ruas da Escócia e seduz homens a fazerem a viagem com ela. Descrição simples assim de um filme complexo e totalmente diferente de tudo o que já vi. Ele é o típico filme que você não sabe muito do que está acontecendo, mas você sabe que é muito bom. A fotografia e direção de arte são invejáveis. Uma ficção científica fora do normal e corajosa. Acho que ele se encaixa no gênero não existente de filmes que não são apenas filmes, são experiências. A Scarlett Johansson acertou mais uma vez ao aceitar esse papel, fazendo desse seu ano em Hollywood. (E combinemos, a cena inicial com a personagem aprendendo o alfabeto, fonemas e palavras é sensacional).



O Lobo de Wall Street dir. Martin Scorsese

Conta a história real de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), de sua ascensão à queda como um rico corretor da bolsa de valores americana. Scorsese nos presenteia com mais uma obra-prima contendo mais tempo de duração que todos os filmes da lista juntos haha. Mas falando sério, esse filme frenético, alucinante e original te mantém entretido do início ao fim. Uma comédia com um uso mais do que excessivo de drogas, que te conta exatamente como as coisas são, não omite e nem tenta embelezar nada. Conhecido por usar a palavra fuck e suas variações uma porção de vezes e pela infame cena de Jonah Hill se masturbando na pool party, o filme também traz uma atuação memorável de DiCaprio e quotes para ficar na cabeça por um bom tempo.



Guardiões da Galáxia dir. James Gunn

Um grupo de criminosos intergaláticos são obrigados a se juntar e tentar combater uma força iminente de um fanático que tenta tomar controle de todo o universo. Como qualquer outro blockbuster da Marvel, você sabe mais ou menos o que esperar, porém esse é diferente. Pra mim, o melhor filme que a Marvel já produziu e com os personagens mais agradáveis e cativantes. Com o humor certo, nos momentos certos, o filme se constrói naturalmente - um clichê ou outro, mas nada que comprometa o andamento. Não contém nenhuma cena que você fique "sério mesmo? aff". Chris Pratt tomou sua posição de principal de forma sensacional e todos os coadjuvantes contribuem nos demonstrando uma química surpreendente. Tudo funciona e os efeitos especiais são um show a parte.



Anjos da Lei 2 dir. Phil Lord & Christopher Miller

Depois de passarem por sua missão no ensino médio, os amigos e agentes policiais Schmidt e Jenko (Jonah Hill e Channing Tatum) são designados a uma missão agora na faculdade. Com todas as razões possíveis para se tornar apenas mais uma sequência desnecessária de um filme que fez sucesso, Anjos da Lei 2 demonstra ser o oposto. Com piadas ainda melhores e com um sarcasmo incrível sobre os tais filme que fracassam na sequência, o filme tem momentos marcantes e uma química entre os principais que é espetacular. Diferente de seu típico filme de comédia americana, ele possui uma cena hilária atrás da outra. E vale ressaltar a zoação que fazem consigo mesmo nos créditos finais. Jillian Bell, que atua como Mercedes, rouba a cena sempre que aparece e sua cena de luta com Jonah merece ser colocada entre as melhores do ano.



Clube de Compras Dallas dir. Jean-Marc Vallée

Após ser diagnosticado com AIDS, um eletricista americano se vê obrigado a buscar medicamentos ilegalmente ao perceber que os que estavam sendo oferecidos a ele e à toda comunidade portadora da doença não eram 100% eficientes. Um filme retratando a dura realidade da doença nos anos 80, uma temática importantíssima e bastante delicada. Souberam construir a história e o desenvolvimento do personagem do McConaughey é admirável. Jared Leto entregou a atuação de sua vida, com uma personagem cheia de camadas a serem descobertas. Impactante e às vezes revoltante, não é um filme para deixar pra depois, assista o quanto antes. Cenas como a da liberdade que Ron sente quando se vê no meio da criação de borboletas e a cena em que Rayon se analisa no espelho são duas que vão andar com você e vão te fazer pensar na magnitude do filme.



10º Interstelar dir. Christopher Nolan

Um grupo de exploradores se aventuram por um buraco de minhoca com a tentativa de salvar a humanidade de sua completa extinção. Nolan traz elementos originais à história mas ainda assim não me fez ficar muito preso ao filme. Senti às vezes falta de algo, não sei do que, mas sabe quando você simplesmente sente isso?! De qualquer maneira a trama foi muito bem escrita e o CGI foi majestoso. A parte mais interessante é quando é revelado o que/quem derrubava os livros da estante de Murph. Foi uma reviravolta de tirar o fôlego e deu uma sequência fantástica. Filme de um todo, muito bom - e se você não se emocionou com a cena de Cooper vendo os vídeos que seus filhos fizeram durante o tempo que havia já passado, sinceramente viu!



Como havia dito anteriormente não pude assistir a muitos filmes no ano que passou, portanto, filmes como Relatos Selvagens, Nebraska, O Abutre, Garota Exemplar, O Lobo Atrás da Porta - entre outros - talvez arrancariam uma posição de algum que coloquei. Espero que tenham gostado da lista que juntei e se achas que eu deixei de colocar algum que tenha sido muito importante e bom para dois mil e catorze, comente aí!



2 comentários :

  1. Adorei a lista, vou colocar todos na minha lista de filmes para assistir! Parabéns pelo o blog, mesmo no começo o conteúdo já está impressionante!

    Beijos e sucesso!

    http://halldoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Yasmin!

      Acredito que você não irá se arrepender :) Muito obrigado, aprecio bastante o seu comentário!

      Abraços,
      Lucas A.

      Excluir